Orquestra Acadêmica encerra temporada com a final do Concurso Jovens Solistas
- BEFORCE Transformação Digital
- 9 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
O concerto de encerramento da temporada 2025 da Orquestra Acadêmica Fundec contará com a final do Concurso Jovens Solistas, um dos momentos mais aguardados do ano pelo público. O concerto será realizado no dia 16 de dezembro, às 20h, sob a regência de Abner Antunes.
O programa reúne obras de grande relevância do repertório sinfônico, executadas pelos jovens solistas finalistas. Entre elas, o público ouvirá o “Concerto no. 1 em dó menor”, de Camille Saint-Saëns, a “Suíte Scaramouche”, de Darius Milhaud, o “Concerto para flauta e cordas”, de Saverio Mercadante, e a vibrante “Sinfonia Espanhola”, de Édouard Lalo, entre outras. Cada peça foi escolhida para destacar não apenas a musicalidade dos participantes, mas também o alto nível técnico alcançado ao longo de sua formação.
O projeto, criado para valorizar e revelar novos talentos formados no Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), contou com mais de 25 alunos inscritos, dos quais apenas quatro chegaram à final. Destes, três serão premiados, reforçando o propósito do concurso de incentivar a continuidade dos estudos, o compromisso com a arte e a formação de futuras gerações de músicos.
Entre os finalistas está o violoncelista Pedro Marques Pontaroli dos Santos, que interpretará o concerto de Saint-Saëns. Pedro iniciou os estudos de violoncelo em 2020 com Jefferson Perez e, desde 2022, é aluno do Instituto na classe de Renato Cardoso. Integra a Orquestra Acadêmica Fundec como chefe de naipe, onde também já atuou como solista nos anos de 2023 e 2024. Tocou como convidado nas orquestras Filarmônica Jovem de Sorocaba e Jovem de Tatuí, participou do 6º EMIn, do 1º Festival de Música de Câmara da Fundec, de masterclasses e foi bolsista da Camerata Jovens Músicos da ASSEC.
O saxofonista Murilo Marins dos Reis, que apresentará a “Suíte Scaramouche”, estuda no Instituto desde 2017. Participou de festivais internacionais como o Femusc 2025 e a Oficina de Música de Curitiba 2024, tendo aulas com professores renomados como Dilson Florêncio e Douglas Braga. Atuou como saxofonista em diversas bandas sinfônicas, incluindo a Banda Filarmônica de São Paulo, e participou de estreias mundiais, consolidando-se como uma das jovens promessas do instrumento.
O flautista Matheus Lucindo Vergara de Barros, solista no “Concerto de Mercadante”, nasceu em 2010 e iniciou sua formação musical em 2020, na Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba. Desde 2022, estuda com Edson Beltrami e, no Instituto, com Renato Silva. É primeira flauta da Orquestra Acadêmica e menor aprendiz da Corporação Musical Villa-Lobos. Em 2023 e 2024, foi solista da Orquestra Filarmônica de Itu, e em 2025 recebeu o Gold Award no Brahms International Online Music Competition, na Polônia.
Fechando o grupo de finalistas, o violinista Felipe Oliveira Reis interpreta a “Sinfonia Espanhola”, de Lalo. Nascido em 2004, iniciou seus estudos em 2012 na igreja. Após uma pausa, retomou o violino de forma autodidata em 2020, e em 2023 entrou no Instituto. Desde então, estuda com Abner Antunes, integra a Orquestra Acadêmica e participa de cameratas e festivais. Atualmente, é estagiário da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e bolsista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, onde atua como chefe de naipe.
A final do Concurso Jovens Solistas reafirma o compromisso da Fundação com a formação musical e o incentivo à trajetória artística de jovens instrumentistas. Mais do que uma disputa, o concerto celebra esforço, talento e a construção de um futuro onde a música continua a transformar vidas.
Sobre o IMMS
Fundado em 1999, o Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS) é uma escola de música e artes cênicas mantida pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). Oferece anualmente cerca de 800 vagas para cursos gratuitos diversos, sendo 20 do Núcleo de Música – cursos de instrumentos, corais e musicalização infantil - e três do Núcleo de Artes Cênicas. O Instituto recebe alunos de todas as idades e níveis técnicos e conta com um corpo docente composto por músicos experientes e renomados de Sorocaba e região.
Sobre a Fundec
Com sede no histórico prédio do Teatro São Rafael, a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) foi criada em abril de 1992 é uma instituição dedicada à promoção e valorização da arte e da cultura na cidade. O prédio conta ainda com um moderno teatro com capacidade para 244 pessoas e realiza mais de 120 eventos anualmente. A Fundec mantém a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, o Instituto Municipal de Música de Sorocaba e muitos outros grupos como Banda Sinfônica, Big Band e Camerata de Cordas.
Serviço
Jovens Solistas com a Orquestra Acadêmica Fundec
Dia: 16 de dezembro, às 20h
Entrada: R$24,00 inteira / R$12,00 meia
Os ingressos estarão à venda pela plataforma Sympla ou presencialmente na Fundec, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Local: Sala FUNDEC (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)
Telefone: (15) 3233-2220
Whatsapp: (15) 99669-2817
Contato para a imprensa
Cíntia Salles
E-mail: eventos@fundecsorocaba.com.br
Instagram: @fundecsorocaba
Telefone: (15) 3233-2220
Whatsapp: (15) 99669-2817



